6 de fevereiro de 2009

Livros in focus




"A Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez
Livro escrito num registo intimista pela mão de uma adolescente como tantos que se cruzam connosco na Escola, na rua , no Shopping...que fazem parte da realidade de tantos lares.
A Lua de Joana é o retrato quase perfeito de um adolescente típico, que tem tudo para ser feliz, mas sente-se vazio e defrudado pela família, ou melhor, pela própria vida.
Joana, a personagem principal, chega até nós através de cartas que redige, fazendo eco das suas tristezas, desiluções revoltas, saudade. Ela faz-nos reflectir sobre o sentido da vida e o que fazemos da nossa própria vida, através dos diferentes caminhos que decidimos seguir.
Ela revela-nos o outro lado, o obscuro, de cada um de nós, que um momento de distração pode ser fatal e transformar-nos, levando tudo e todos por arrasto.
A tentação pode ser a nossa perdição e, às vezes, a nossa tentativa de ajudar pode revelar-se um autêntico fracasso. Nem sempre podemos mudar o mundo, as pessoas...o que podemos é, por breves instantes, sair de nós próprios e vivermos a vida do(s) outro(s)...
O que à partida pode parecer tragicamente real, transforma-se num grito de esperança.
A Lua de Joana dá-nos a conhecer uma realidade dura e cruel, mas para além disso ensina-nos a estar atentos aos pormenores, a darmos mais atenção ao outro que está ao nosso lado e precisa de nós, todavia não tem coragem para pedir ou admitir.



1 comentário:

Ines disse...

De longe, o melhor livro que ja li.